Marketplaces superam buscadores como principal fonte de pesquisa antes da compra, diz estudo
Por: Valor
A pesquisa foi realizada pela MRM Brasil, agência de tecnologia e dados do McCann Worldgroup, em duas rodadas entre 2020 e 2024, com mil consumidores em cada uma.
Marketplaces superam buscadores como principal fonte de pesquisa antes da compra, diz estudo.
Os resultados indicam que o comportamento de consumo on-line se tornou
mais sofisticado, multicanal e móvel. O celular é utilizado por 91% dos entrevistados
para compras digitais, enquanto o uso do computador caiu para 53%. A smart TV, por
sua vez, se destacou como um canal relevante, com 10% de utilização.
A pesquisa também apontou que os principais fatores para os consumidores escolherem onde comprar são uma boa experiência de compra (70%) e boas avaliações de outros consumidores (65%). A preocupação com sustentabilidade e causas sociais também influencia, com 17% e 14%, respectivamente. Por outro lado, fatores que mais afastam os consumidores incluem desrespeito socioeconômico (61%), testes em animais (53%) e descaso com o meio ambiente (50%). A falta de respeito à diversidade também foi um motivo de desistência para 40% dos entrevistados.
"A principal causa de abandono de marca não está necessariamente relacionada à qualidade do produto, mas sim à desconexão com os valores do consumidor. Em especial, práticas que não estejam alinhadas aos princípios ESG são as que mais contribuem para o rompimento dessa relação. Ou seja, a lealdade do consumidor está cada vez mais atrelada à reputação e à responsabilidade socioambiental das empresas — e menos aos tradicionais argumentos de preço ou funcionalidade", explicou o CEO.